Cidade de Formoso MG

por Administrador última modificação 24/09/2019 16h14

Sua origem data do início do século XIX, quando os pioneiros Felipe Tavares dos Santos e Martinho Antônio Ornelas, grandes proprietários de terras na região, doaram uma pequena porção de suas propriedades para Nossa Senhora d´ Abadia e construíram nesse lugar uma capela em sua homenagem, com o objetivo de iniciar um povoado.

A família Ornelas - descendente de Brás Ornelas, um fidalgo espanhol que veio de Portugal e estabeleceu-se na região - pródiga em matrimônio e filhos, foi, praticamente, a responsável pelo povoamento da cidade. O sobrenome Ornelas ainda hoje é ostentado pela maior parte da população de Formoso. A longevidade e a fertilidade, embora características marcantes dos Ornelas, não são atributos exclusivos deles.

No município, são comuns a existência de famílias numerosas e pessoas bastante idosas, fato que, segundo a crença popular, deve-se ao clima ameno e saudável e à força das águas de Formoso. Aliás, há água em abundância neste município, banhado por vasta rede hidrográfica. Seus principais rios - o São Domingos, o Piratininga, Pontes, Taboca e Carinhanha - oferecem locais propícios para o lazer, muito apreciados pela população local. Dentre as diversas cascatas e cachoeiras existentes, destaca-se a do rio Pontes.

A riqueza natural da região pode ser comprovada e admirada no Parque Nacional Grande Sertão Veredas, reserva ecológica pertencente aos municípios de Formoso e Côcos (BA). No panorama cultural, destacam-se as festas religiosas e folclóricas, em especial, a festa em honra de Nossa Senhora d´ Abadia, realizada em julho.

Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Formoso, pela Lei Estadual nº 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Paracatu. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Formoso, figura no município de Paracatu. Assim permanecendo nos quadros de apuração do recenseamento geral de 1-IX-1920. Pela Lei estadual nº 843, de 07-09-1923, o distrito de Formoso foi transferido do município de Paracatu para o novo município de São Romão.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Formoso, figura no município de São Romão. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960. Elevado à categoria de município com a denominação de Formoso, pela Lei Estadual nº 2.764, de 30-12-1962, desmembrado de São Romão. Sede no antigo distrito de Formoso. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-03-1963. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.

Pela Lei Municipal nº 202, 18-06-2002, é criado o distrito de Goiasminas e anexado ao município de Formoso. Em divisão territorial datada de 2005, o município é constituído de 2 distritos: Formoso e Goiasminas. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007. Transferência distrital Pela Lei Estadual nº 843, de 07-09-1923, transfere o distrito de Formoso do município de Paracatu para o de São Romão.